domingo, 12 de fevereiro de 2012

OTIMIZANDO ESPAÇOS PEQUENOS

Oi galera. Não liguem para o título do post, parece grande coisa mas na verdade só quer dizer "como organizar um mini apê". 

Minhas novidades são: o aluguel foi aprovado na imobiliária mas só receberemos a chave no meio da semana que vem, então aproveitamos esse fim de semana para ir a Goiânia comprar alguns móveis e já agendar a entrega. As coisas menores vamos comprar aqui em Brasília mesmo e levar de carro quando eu estiver indo pra lá definitivamente. E nessa de comprar móveis pro meu bunker de mais ou menos 30m² tive que me virar pra achar um jeito de fazer tudo caber de modo prático, bonito e organizado.

As dicas de mobília que dou pra vocês são:


- BELICHE COM ESCRIVANINHA EM BAIXO


A minha é um pouco diferente dessa da foto, porque é de metal e não tem o gaveteiro do lado. A vantagem desse tipo de cama é que você empilha dois móveis no espaço de um só, e fica bonito e criativo. Se fosse colocar uma mesa e uma cama separados eu teria que ter uma escrivaninha muito menor, e o espaço pareceria muito mais amontoado.


- POLTRONA-CAMA

Assim como existem os sofás-camas, também existem as poltronas-camas, que são basicamente iguais só que menores, justamente por terem apenas um assento. Elas se transformam numa cama de solteiro quando abertas, podendo substituir uma cama-auxiliar, por exemplo. Além de hospedar um hóspede que por ventura apareça, também te dá um lugar pra sentar quando quiser ver televisão. Essa foto é de apenas um dos muitos modelos de poltronas-camas no mercado:



- MESA DOBRÁVEL


Minha cozinha é minúscula, e por isso encaixar uma mesa dentro dela é quase como jogar Tetris. A melhor ideia pra quem está na mesma situação que eu é conseguir uma mesa dobrável, de preferência daquelas que prendem na parede, porque não tem pés. Quando não estiver em uso, é só dobrar e liberar o espaço. Existem inclusive modelos com armário, como essa da foto (que não será a da minha casa, pois esse tipo é mais caro).



- VERTICALIZE TUDO

Um apê pequeno não tem muito espaço para armários, gaveteiros, baús e esse tipo de coisa, então a ideia que eu dou é verticalizar tudo. Existem estantes muito baratas no mercado e com um monte delas vocês pode guardar a casa inteira pregada na parede. Além disso, fixar a televisão, o microondas e o que mais conseguir fixar na parede libera espaço no chão, dando a sensação de ter um espaço mais amplo. Minha kitnet tem o defeito de ter poucas paredes livres sem portas nem janelas, então essa dica não serviu pra mim.



- VARAL RETRÁTIL


Outra dica muito simples e barata é comprar um varal retrátil, que quando não está em uso não ocupa espaço, mas quando tiver alguma coisa pra secar é só abrir. Simples, barato e muito prático. Só recomento comprar desses de corda, como o da foto, pois os de metal costumam enferrujar e quebrar muito mais facilmente, além de costumarem ser mais caros.


- ORGANIZAÇÃO

Num cômodo pequeno é importantíssimo manter a organização. Como o espaço é reduzido, qualquer coisa fora do lugar é visto logo de cara, e quanto mais zoneado estiver o quarto maior será a poluição visual, que dá a sensação de falta de espaço. Além do quê, num apartamento como o meu, qualquer coisa fora do lugar bloqueia a passagem e obstrui terminantemente a circulação de pessoas (hehe). Dicas fáceis de organização todo mundo já está cansado de saber: muitos potes, caixas, gavetas, além de uma limpeza rotineira, não acumular muita coisa inútil e o hábito de voltar para o lugar certo tudo aquilo que for usado.


E por hoje é só. Nem todas essas dicas foram ou serão aplicadas no meu bunker (me acostumei a pensar nele carinhosamente assim), mas podem vir a ser úteis para os de vocês. Pretendo voltar aqui para dar outras dicas de como mobiliar um apartamento de solteiro, e estou com planos de falar sobre a decoração deles também. Até a próxima!

Deixe seu comentário ou clique em +1 aqui em baixo se você gostou. Compartilhe pelo facebook, twitter, orkut ou e-mail. Se quiser acompanhar o blog se torne um seguidor se inscrevendo na barra lateral. Volte sempre (:

19 comentários:

  1. São dicas muito legais cara! Ainda não moro sozinho, mas com isso vai ficar mais fácil pensar e planejar um apartamento... Vlw! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que minhas dicas sejam úteis para quando você tiver seu próprio espaço. Obrigado pela visita :)

      Excluir
  2. A D O R E I VELHO! que daora essa beliche-escrivaninha! realmente adorei, espero liberar logo a minha casa (eu morar sozinho) pra poder colocar essas dicas em pratica, tb pq nao suporto a ideia de ter q compartilhar da desordem de outra pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, morar sozinho tem a vantagem de que você faz tudo do seu jeito, pelo menos dentro da sua casa. E pode decidir a decoração sem ninguém dando pitaco hehe darei mais dicas sobre esse assunto em breve.

      Excluir
  3. estou apaixonada por esse varal, apesar de não saber lavar roupa.. huahuahuhua ' uma graça.. quero isso tudo pra minha casa! amei o post. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, brunna :) realmente, muito bonito e prático. Quando cê vier morar aqui também vai ter que correr atrás desse monte de coisa também hehe beijos

      Excluir
  4. *--* igor você escreve tão bem skaoksaoks adoro seus post, e amo você HÀAAAAAAAAAAAAAAA

    hoje to bem

    muita sorte e quando ficar tudo pronto quero ver, afinal tu vai me receber na sua casa :D

    beijo marina malverde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Marina, e pelo elogio também. Com certeza, quando estiver pronto você vai ter que ir lá conhecer! Um beijo!

      Excluir
  5. Já pensou em como vai decorar seu ap. Igor? Dicas muito boas! Pena que só irei usá-las em 4 anos (?) kkkkkk
    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando, thay haha as ideias são muitas e a grana é pouca, mas vou ver o que dá pra arrumar aos poucos :) que bom que gostou das dicas e tomara que lhe sejam úteis.

      Excluir
  6. Olá, poderia me indicar onde posso comprar esta poltrona que vira uma cama de solteiro, minha vó esta doente e preciso adquirir, uma para colocar ao lado da cama dela.
    Adriani
    adriani.botelho@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriani, essa da foto eu não sei onde vende, acredito que se você procurar por poltrona-cama na internet você ache, foi assim que encontrei a imagem pelo menos. A que tem na minha casa eu comprei na Tok Stok, estava em promoção, mas se você não der sorte de ir numa queima de estoque pode acabar pagando um preço bem caro por ela nessa loja. Melhoras pra sua avó. Beijos!

      Excluir
  7. Você não consegue achar um marceneiro por aí que posso fazer uma mesa retrátil com armário?

    ResponderExcluir
  8. gostei da poltrona-cama vermelha...é o que estou procurando há tempos. Onde posso compra-la? Moro em Niterói, ESTADO DO RIO DE JANEIRO..
    Aguardo resposta.
    Ana

    ResponderExcluir
  9. adorei essa beliche com escrivania é o q estou procurando p quarto de meu filho. onde encontro?

    ResponderExcluir
  10. Quero saber a onde comprar a poltrona vermelha obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Bem legal. Estou procurando uma cama como a da imagem, você sabe me indicar algum lugar que eu consiga comprar?
    Valeu

    ResponderExcluir
  12. Onde posso encontrar essa poltrona cama ?

    ResponderExcluir
  13. Onde posso encontrar essa poltrona cama ?

    ResponderExcluir