sábado, 10 de março de 2012

PRIMEIROS DIAS - PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS

Pra terminar a série dos primeiros dias, vou aproveitar o sábado e dizer como foi a minha primeira semana  e quais as primeiras impressões sobre morar sozinho. 

Se for pra resumir como é morar sozinho em poucas palavras eu diria: BOM DEMAIS! Só que vocês já devem me conhecer o suficiente pra saber que eu não sei ser conciso assim, então vou descrever melhor. Senta que lá vem história...

É verdade que morar sozinho dá trabalho, principalmente nos primeiros dias. Tem muito o que fazer, muito trabalho, muita coisa pra resolver. E se for pra morar numa cidade nova, como eu, também tem que se adaptar, aprender onde ficam os lugares, como chegar em cada bairro, qual ônibus vai pra onde, em que lojas as coisas são mais baratas... E como se não bastasse, pra quem mora sozinho TODO DIA É O SEU DIA DE LAVAR A LOUÇA. Não tem escala, não tem revezamento, então sempre que tiver alguma coisa pra resolver, é você que tem que levantar a bunda do sofá e colocar a mão na massa.

Quase a mesma coisa, né?
Se for pra contar as gafes e problemas da primeira semana, que graças a Deus foram poucas, eu citaria duas. A primeira foi o dia em que eu resolvi comprar maçã no supermercado, mas não consegui rasgar o saquinho pra colocar as frutas, e quando finalmente consegui, fui me meter a pesar sozinho. Acabei pagando 7,90 pelo quilo da maçã cujo quilo 1,79, porque esqueci que mudar o preço do quilo na balança e comprei as maçãs pelo quilo da vagem. Risível, não? Quando cheguei no caixa e a vendedora me avisou do erro eu fiquei tão sem graça que paguei como se fosse vagem mesmo e fui embora. Sorte que o prejuízo não foi grande...

A segunda é que o único dia em que resolvi deixar louça pro dia seguinte a faca estava suja de um requeijão que praticamente petrificou. Não importava o que eu fizesse, não saía, então tive que esquentar água e colocar a faca dentro para amolecer o requeijão e conseguir lavá-la. Um trabalhão! Resultado: nunca mais deixei louça para o dia seguinte.

Sim, essas coisas cansam.

Mas a verdade é que morar sozinho pode ser resumido a outra palavra também: LIBERDADE. Você tem a liberdade de fazer as coisas do seu jeito, de montar e cuidar da sua casa de modo que ela fique a sua cara. Você pode sair sem dar satisfação pra ninguém, e ninguém precisa ficar dando satisfação pra você também, e pode voltar a hora que quiser. Pode ver o canal que quiser na televisão e ir dormir a hora que quiser sem incomodar os outros, com música e luzes acesas inclusive. Você determina as suas regras e escolhe também se quer segui-las.

Lembra que eu disse que iria falar sobre a primeira faxina? Então, o melhor lugar pra encaixar esse assunto é no parágrafo abaixo dos pontos positivos. Por quê? Não, eu não fiquei doido, é porque embora fazer faxina seja um saco, a faxina na sua casa depende de você e é opção sua. Você pode limpar sua casa quando, como e o quanto quiser - não é uma obrigação! Mas se você deixar seu quarto virar um chiqueiro, é você quem vai ter que dormir nele. Por exemplo, eu confesso que não tive a menor coragem de limpar as janelas lá de casa até hoje, mas em compensação estou passando vassoura no chão quase diariamente, porque o chão sujo me dá agonia. É isso que eu quero dizer: você está no comando, você decide como quer viver!

O resultado é responsabilidade. E morar sozinho traz muita experiência e amadurecimento. Brinco com minha mãe que ela teria orgulho de mim: lavando a louça todos os dias, passando vassoura na casa e deixando a casa bem organizada. Outra mudança que notei na minha rotina é que eu estou acordando mais cedo. Sempre curti dormir até tarde, mas desde que me mudei não ando perdendo a manhã toda na cama. Também estou passando menos tempo no computador, aproveitando mais a vida offline. E micos como comprar maçã pelo preço da vagem e requeijão petrificado acabam trazendo muito aprendizado. Pelo menos eu sei que se depender de mim essas duas coisas não acontecerão de novo. hehe

Só não lavo a louça no banho porque não tenho uma banheira.

Vou continuar contando minhas experiências, erros e acertos, os pontos positivos e negativos, tentando dar dicas pra quem está no mesmo barco. A primeira semana sempre envolve muita empolgação e tudo é um mar-de-rosas e a animação é maior do que o realismo, por isso mesmo vou ser fiel a quem me acompanha, vou falar de verdade se estou curtindo ou não, se em algum dia bateu uma bad e por aí vai. Espero que vocês façam parte disso junto comigo! Um abraço.

Deixe um comentário dizendo se você gostou, concorda ou discorda e se foi útil pra você. Compartilhe pelo facebook, twitter, orkut ou e-mail. Se quiser acompanhar o blog torne-se um seguidor se inscrevendo na barra lateral  (:

9 comentários:

  1. KSAPODKASPODKAPSODKASODKASPDKAPOSKDPOASKDPOASKDPOKASDOASKDAKSODKAPSKOD MAÇA COM PRECO DE VAGEM FOI EPICO ASODPASKPDAOSDKPAOSDAOPDKAPSODK VEI ???????? que proeza... nao vejo a hora de morar sozinho, poder sair pros bar etc sem dar satisfacao pra ninguem

    ResponderExcluir
  2. sem contar que ja to meio que tendo essa experiencia e ate ajudo o meio ambiente, reutilizando os pratos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OASKAOPSKAOSKAOPK verdade, morar com a irmã é quase morar sozinho. Mas pelo menos você tem alguém pra te der um tapão caso você compre maçã do jeito errado...

      Excluir
  3. Nem eu que sou tipo -EU- consigo ser aluado à ponto de pesar o negócio com o preço do outro U.U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAH mas foi a primeira vez, eu nem lembrei que pudesse ter algo assim! hehe mas não repetirei mais o mesmo erro, aprendi a lição

      Excluir
    2. um colega meu comprou pão mofado achando que era pão integral
      ¬¬'
      então rlx o teu caso foi distração o dele foi ... melhor nem dizer XD

      Excluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk rachei, por outro lado suas dicas são sempre ótimas igor, eu adorooo, adoro seu jeito de escrever, ainda sim quero morar sozinho, ri muito da faca e da maça,!
    como sempre eu vou te desejar boa sorte né?
    Marina Malverde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUUITO OBRIGADO :) morar sozinho vale a pena mesmo, apesar dos pesares. Aliás, você principalmente acho que ia adorar :* um beijo

      Excluir
  5. Ri muito lendo esse poste e imaginando tudo q vc fez... Essas coisas sempre acontecem! Gostei ^^

    ResponderExcluir